Apresentação Geral
Combustão - ação de queimar; estado de um corpo que arde, produzindo calor e luz.
fig., Conflagração Moral → Revolução Moral → Revolução Ética Cultural
Combustão é o processo de obtenção de energia. Assim como ouvimos falar de combustão de carros; nós humanos, plantas e animais também a realizamos. E para que o processo ocorra, é necessário um combustível, o material a ser queimado, geralmente o oxigênio e uma "faísca", para iniciar a queima.
O programa Combustão Cultural tem como objetivo geral dinamizar as ações, que o Instituto Cultural FAIAH já desenvolve e colocar em movimento outros projetos ainda inatos. Aplicando forças para a expansão e consolidação deste trabalho. Sendo assim, este projeto é como uma força propulsora para os outros. A faísca que gera a combustão. Em outras palavras, é criar âmbitos, disponibilizando “ferramentas” para o auto-desenvolvimento humano, que estimulem o protagonismo e a consciência crítica através do fazer-artístico, colaborando assim, com a construção do SER dos envolvidos e possibilitando a formação de novos agentes/multiplicadores que atuem nas frentes de labor. O programa acontecerá de maio à dezembro de 2008 na sede do Instituto Cultural Faiah e se divide em 4 projetos:
Projeto: Espaço Cultural
Ações: Oficinas de teatro, música, graffiti, mídia ativista e práticas sustentáveis (alimentação, hortas verticais, produtos de limpeza e permacultura), biblioteca, grupo de estudos e vivências, saraus, cinema, exposições, encontros, palestras e debates;
Projeto: Ponto de Distribuição
Ações: Clube de compras (rede de consumo consciente), economia solidária, moeda social, distribuição e consumo em rede;
Projeto: Conexão Benévola
Ações: Arrecadação de óleo comestível, pilhas, roupas e livros (todos usados). Disseminação de informações, cadastramento, pesquisas, conexão dos indivíduos em rede, busca por novos aliados e voluntários;
Projeto: Festival Combustão Multicultural
Ações: Seminário, feira de trocas, apresentações (dança, música e teatro), exibição de vídeos, intervenções e mostra de graffiti.
fig., Conflagração Moral → Revolução Moral → Revolução Ética Cultural
Combustão é o processo de obtenção de energia. Assim como ouvimos falar de combustão de carros; nós humanos, plantas e animais também a realizamos. E para que o processo ocorra, é necessário um combustível, o material a ser queimado, geralmente o oxigênio e uma "faísca", para iniciar a queima.
O programa Combustão Cultural tem como objetivo geral dinamizar as ações, que o Instituto Cultural FAIAH já desenvolve e colocar em movimento outros projetos ainda inatos. Aplicando forças para a expansão e consolidação deste trabalho. Sendo assim, este projeto é como uma força propulsora para os outros. A faísca que gera a combustão. Em outras palavras, é criar âmbitos, disponibilizando “ferramentas” para o auto-desenvolvimento humano, que estimulem o protagonismo e a consciência crítica através do fazer-artístico, colaborando assim, com a construção do SER dos envolvidos e possibilitando a formação de novos agentes/multiplicadores que atuem nas frentes de labor. O programa acontecerá de maio à dezembro de 2008 na sede do Instituto Cultural Faiah e se divide em 4 projetos:
Projeto: Espaço Cultural
Ações: Oficinas de teatro, música, graffiti, mídia ativista e práticas sustentáveis (alimentação, hortas verticais, produtos de limpeza e permacultura), biblioteca, grupo de estudos e vivências, saraus, cinema, exposições, encontros, palestras e debates;
Projeto: Ponto de Distribuição
Ações: Clube de compras (rede de consumo consciente), economia solidária, moeda social, distribuição e consumo em rede;
Projeto: Conexão Benévola
Ações: Arrecadação de óleo comestível, pilhas, roupas e livros (todos usados). Disseminação de informações, cadastramento, pesquisas, conexão dos indivíduos em rede, busca por novos aliados e voluntários;
Projeto: Festival Combustão Multicultural
Ações: Seminário, feira de trocas, apresentações (dança, música e teatro), exibição de vídeos, intervenções e mostra de graffiti.
Espaço Cultural (atualizado)
O Espaço Cultural é o projeto-mãe da FAIAH. Um espaço físico que desenvolve suas próprias ações assim como recebe e dá corpo à outros projetos e ações, seja da própria FAIAH, das frentes de Labor ou de parceiros. Hoje o Espaço divide-se em três partes: Espaço Cultural, Ponto de Distribuição e Escritório. Sendo que o mesmo começou a funcionar com eventos esporádicos, até que em dezembro de 2007 recebeu sua primeira programação mensal, que é atualizada e diversificada a cada mês, dividida em programas, projetos e eventos, sendo eles:
GEV – GRUPO DE ESTUDOS E VIVÊNCIAS
Estes encontros têm como foco, o estudo e aprofundamento em temas específicos, troca de experiências e vivências, possibilitando assim a construção do conhecimento, sem necessariamente ter um especialista no assunto.
Prout
PROUT ou Teoria de Utilização Progressiva é uma teoria sócio-econômica desenvolvida em 1959 pelo filósofo indiano Prabhat Rainjan Sarkar (1921-1990). PROUT é uma filosofia que sintetiza as dimensões físicas, mentais e espirituais da natureza humana. E descreve uma alternativa aos paradigmas sócio-econômicos do capitalismo e comunismo.
Produção Cultural
Um estudo sobre tudo o que envolve a produção cultural, desde definição de cultura e organização à produção de eventos e captação de recursos. Fomentando o protagonismo, a auto-gestão e multiplicação de novas frentes e agentes.
CURSOS E OFICINAS
“Quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao se formar” Paulo Freire
Engloba o estágio de formação e capacitação de novos quadros, sujeitos e agentes. Onde buscamos agregar agentes, já experientes, de entidades parceiras e da própria FAIAH, fortalecendo o processo de multiplicação e a relação em rede, que nesse momento recebe uma atenção especial. Tendo, as 5 Oficinas: Mídia Ativista, Musica, Teatro, Graffiti e Práticas Sustentáveis (dividida em 4 módulos: Alimentação, Permacultura, Hortas Verticais e Produtos de Limpeza e Higiene) duração de 6 meses (de Junho à Novembro) e 20 vagas cada oficina e módulos, somando assim 160 vagas totais
Mídia Ativista (Robson - Movimento Humanista)
Zines, Rádios comunitárias, rádios escolares, tvs de baixo alcance, produção de conteúdo multimídia, produção de documentários e videodebates são alguns dos temas abordados nessa oficina, que pretende gerar espaços onde esse tipo de conteúdo seja produzido, de forma crítica, simples, rápida e com baixo custo, empregando uma técnica conhecida como Reapropriação Tecnológica. Combatendo assim, a produção de lixo tecnológico e o consumo excessivo de novas tecnologias.
Teatro (Thalita Molina)
As aulas são compostas por aquecimento, estudo da arte, prática e relaxamento. Através das dinâmicas o aluno desenvolve sua agilidade, concentração, dicção, corpo presente, percepção espacial e respiração correta, aumentando bastante a sua auto estima e confiança. Possibilitando a experimentação através do próprio corpo, assim como a expressão de seus sentimentos.
Música (Praddipa - Semente Una)
Essa oficina não ter por objetivo ensinar a tocar instrumentos musicais mas sim explorar sonoridades através de intrumentos, voz e outros. Música está no violão, no pandeiro, na bateria, no rádio e na televisão. E também está na natureza, no silêncio, nos objetos de sua casa, no bate-papo com seu amigo e até no seu corpo. Música é rap, pagode, samba, axé e black. E também é MPB, bossa, tango, afro, erudita, indígena e muito mais. Música tem a ver com seu dia-a-dia e com sua cultura. É, também, uma forma de você falar para as pessoas sobre o que você gosta e em que você acredita. E o principal: é algo muito divertido! No final, cada participante vai ter criado sua própria peça sonora.
Oficina de Graffiti (Rim Chiarada)
Tem por finalidade explorar não só a história do graffiti e suas vertentes, ou então noções básicas de desenho e pintura, mas principalmente a capacidade de percepção do meio-ambiente e suas relações, o fazer-artístico do “artista igual pedreiro', e a expanção da consciência crítica. A arte como meio de desenvolvimento humano e ferramenta para entender a si próprio, o outro e o meio.
Práticas Sustentáveis
Abordará noções práticas de sustentabilidade (desenvolvimento que não compromete o futuro). Práticas simples no dia-a-dia que diminuem o impacto sobre o meio-ambiente e podem amenizar o aquecimento global e melhorar a qualidade de vida na Terra. A oficina está divida em 4 módulos: Hortas verticais, Alimentação, Produtos de limpeza e Permacultura.
-Alimentação (Márcia Luz -OCA/SVB)
Esse módulo visa munir os participantes com conhecimentos teóricos e práticos relativos à alimentação saudável (em termos nutricionais), Sustentável (que respeita o meio ambiente) e ética (que respeita os animais), além de fomentar e pôr em prática o consumo ético, justo e consciente.
-Produtos de Limpeza e Higiene (Heitor Hermann - Faiah)
Esse módulo tem o intuito de levar ao público questões práticas e simples de grande impacto ambiental e social, gerando reflexões a respeito dos diversos produtos utilizados diariamente na limpeza, doméstica ou profissional, buscando substituir esses industrializados por outros com base em receitas caseiras, sendo assim, mais baratos e ecologicamento corretos.
-Permacultura (Ana Terra)
Abordará o Universo da Permacultura de modo geral: princípios e contextos com enfase nas práticas urbanas cotidianas. A captação e utilização da água, energia, alimentação e construções. Assim como a confecção de alguns itens sustentáveis, por exemplo um desidratador de alimentos, incorporando e efetivando assim a prática sustentável. Levando em conta que as culturas permanentes fecham um ciclo de conhecimentos, expandindo os horizontes daqueles que entram em contato com suas diferentes técnicas aplicadas.
-Hortas Verticais (Fernanda Gonçalves)
Esse módulo tem o intuito de levar ao público a compreensão sobre as possibilidades de se ter espaços sustentáveis, até nos mais pequenos lugares urbanos, incentivando os indivíduos ao cultivo de hortas orgânicas caseiras, de forma Vertical, maximizando a utilização dos espaços e da produção de alimentos, saudáveis e economicamente viáveis.
ENCONTROS / DEBATES / PALESTRAS
Sarau com Vernissagem
Sarau com vernissagem é um espaço aberto para performances corporais, sonoras e visuais em busca da livre expressão individual e coletiva em comunhão com o todo, agregando também a Vernissagem de uma expo individual ou coletiva, de artes-visuais com foco no Graffiti, (com possibilidade de venda das obras e duração de 1 mês. Os artistas participantes são convidados e previamente escolhidos por uma curadoria), onde o artista falará de sua obra e seu processo criativo seguido de um coquetel vegan.
Sarau com vernissagem é um espaço aberto para performances corporais, sonoras e visuais em busca da livre expressão individual e coletiva em comunhão com o todo, agregando também a Vernissagem de uma expo individual ou coletiva, de artes-visuais com foco no Graffiti, (com possibilidade de venda das obras e duração de 1 mês. Os artistas participantes são convidados e previamente escolhidos por uma curadoria), onde o artista falará de sua obra e seu processo criativo seguido de um coquetel vegan.
Enviado às 15:23 de quarta-feira.
Chá Cultural
Um encontro para troca de informações sobre algum tema relacionado à educação, o lazer, a arte, o labor, o sistema sócio-econômico, a visão de mundo, enfim, tudo aquilo que o homem produz ou que faça parte da condição humana e nele está envolvido. Ao final do encontro é servido chá com pão integral ou biscoitos.
Livroamente
Esta ação tem como foco discutir temas baseados em obras literárias, assim como, seu caráter histórico e artístico, fomentando a importância de uma boa leitura como base para a expansão mental.
CINEMA
Exibições de vídeos, filmes e documentários, seguido por um bate-papo sobre os aspectos técnicos e artísticos, assim como o tema abordado, sempre linkado com nossos princípios e selecionados conforme uma temática mensal.
BIBLIOTECA
em fase final de catalogação
Aberta diariamente e com caráter comunitário, tem como intenção fomentar a construção do conhecimento, por meio de diferentes temas e principalmente ligados à nossa missão. Portanto, o acervo contará com alguns livros de cada segmento dos conhecimentos gerais e uma maior quantidade de títulos sobre Espiritualidade, Meio-ambiente, Saúde, Filosofia, Arte, Política e Cultura. Sendo os mesmos, divididos em duas categorias: Fixos e Móveis. Quanto ao empréstimo, Membros da Faiah, Parceiros e Associados poderão levar qualquer livro Móvel tendo um prazo de devolução de 7 dias podendo ser renovado. Caso haja vencimento do prazo, será cobrada uma multa de 1 real/dia até a devolução do mesmo. O público não-associado poderá ter acesso aos mesmos apenas dentro do espaço. A categoria Fixo estará disponível para empréstimo, apenas para membros e com prazo de 4 dias para devolução, seguindo o mesmo padrão de renovação e multa.
Conexão Benévola
Conexão Benévola é a ligação entre a FAIAH, a sociedade civil e outros coletivos e movimentos. Numa espécie de censo, que consiste em um mapeamento de entidades e indivíduos, assim como seus interesses e o que tem a oferecer, seja produto ou serviço. Formando uma rede de ações interligadas e um banco de dados para as Feiras de Trocas. Junto à população circunvizinha do Espaço Cultural envolve a arrecadação óleo de cozinha usado, que será encaminhado para a ONG Eco Soap que produz sabão biodegradável. Pilhas e baterias vazias que serão levadas ao “Papa-pilhas” em um banco da Região que as recicla. Roupas e utensílios em bom estado, que passarão por uma triagem e serão encaminhandos ou às feiras de trocas ou ao “Grupo Amigos” que desenvolve um trabalho junto à pessoas em situação de rua. E livros que entrarão para o acervo da biblioteca, estando assim, disponíveis ao público cadastrado. Disseminação de informações, cadastramento, pesquisas, banco de dados sobre os moradores da região, a busca por novos parceiros e voluntários e o trabalho conjunto é o que define esta proposta de conexão em rede.
Festival Combustão Multicultural
O festival é um espaço de lazer, circulação e consumo que aconterá em duas edições. Agrega várias manifestações artísticas como um grande sarau, também servindo como um local onde os alunos das oficinas poderão mostrar o que aprenderam e produziram. Em sua programação há seminário, feira de trocas, apresentações de dança, música, teatro e poesia, exibição de vídeos, intervenções e mostra de graffiti. O evento acontecerá de dia e sem comercialização de bebidas alcóolicas. Também será proibido fumar qualquer cigarro no local.
Este programa tem como objetivo geral dinamizar as ações do Instituto Cultural Faiah, e colocar em movimento outros projetos ainda inatos. Aplicando forças para a expansão e consolidação deste trabalho. Em outras palavras, é criar âmbitos, disponibilizando “ferramentas” para o auto-desenvolvimento humano, que estimulem o protagonismo e a consciência crítica através do fazer-artístico, colaborando assim, com a construção do SER dos envolvidos, e possibilitando a formação de novos agentes/multiplicadores que atuem nas frentes de labor.
Objetivo Geral
Este programa tem como objetivo geral dinamizar as ações do Instituto Cultural Faiah, e colocar em movimento outros projetos ainda inatos. Aplicando forças para a expansão e consolidação deste trabalho. Em outras palavras, é criar âmbitos, disponibilizando “ferramentas” para o auto-desenvolvimento humano, que estimulem o protagonismo e a consciência crítica através do fazer-artístico, colaborando assim, com a construção do SER dos envolvidos, e possibilitando a formação de novos agentes/multiplicadores que atuem nas frentes de labor.
Justificativa
Laboramos de forma cooperada, fomentando a “vivência coletiva” e a consciência de grupo, onde cada membro do instituto contribui da forma possível, seja com trabalho e/ou dinheiro. Assim como, buscamos criar possibilidades de um constante subsídio, seja através da venda de produtos no ponto de distruição, ou na prestação de serviços como yoga, reiki, massagem e graffiti, angariando fundos para a manutenção e sustentabilidade de nossas atividades.
Atividades essas, que buscam criar âmbitos despertando o interesse dos sujeitos, através de elementos específicos, desenvolvendo e dinamizando suas potencialidades, muitas vezes inatas. Contribuindo assim, para o seu auto-desenvolvimento integral (compreendendo as esferas fisicas, mentais e espirituais).
A transformação indívidual que reflete na visão de mundo coletiva é a forma da qual acreditamos ser o caminho para uma tranformação social, na qual os individuos sejam humanos éticos e protagonistas de suas próprias histórias, tornando-se assim multiplicadores e lideres de uma sociedade mais benevolente. O que sabemos ser importante, não apenas para o contexto e região do qual estamos inseridos, mas para todo o mundo. Do qual em sua maior parte é atingida e influenciada pela esmagadora pseudo-cultura que é lançada pelos grandes meios de comunicação, causando assim, diversos bloqueios e complexos no desenvolvimento do ser.
*Pseudo-cultura: Falsa Cultura, instrumento usado como meio de manipular e explorar psiquicamente o corpo coletivo (sociedade).
Estamos situados na divisa entre Vila Prudente e Mooca, conhecido como um bairro de tradição, onde uma fazenda de apenas uma família, se dividiu através dos séculos em diversos lotes de diversas famílias e com a chegada de algumas fábricas, foi-se tornando um bairro mais populoso. O bairro, em sua extensão de 33,3 Km² abriga 523.134 habitantes (censo de 2000), o que corresponde a 5% da população total do Município de São Paulo, desses, 31,6% sobrevivem com até 3 salários mínimos.
Para alguns, hoje simboliza exemplo de crescimento para toda a Zona Leste. Crescimento esse registrado no nicho imobiliário, que avança desenfreadamente, por dois motivos, a estação Vila Prudente do Metrô que em breve estará pronta e o Expresso Tiradentes que passará pelo bairro.
Fator este que tem gerado grande choque cultural, devido a cultura emergente originada do alto desenvolvimento populacional, em sua maioria sem as nessecidades básicas atendidas e da falta de política públicas para formação destes novos sujeitos. Assim como a ambiguidade das condições sociais, pois de um lado temos um bairro tradicional com grande assenssão imobiliária e comercial, e em meio a estes enormes arranha céus que se erguem com objetivo de trazer lucro para seus investidores estão aproximadamente 30 favelas, com a segunda maior favela de São Paulo, onde esses dados podem ser até mais assustadores, por diversos motivos como por exemplo baixa escolaridade, gravidez na adolescência, desemprego ou subemprego, violência e isolamento social, tráfico e uso de drogas, alcoolismo, condições de moradia inadequadas, falta de acesso à saúde, educação e lazer, sendo assim extremamente carente de equipamentos culturais.
Laboramos de forma cooperada, fomentando a “vivência coletiva” e a consciência de grupo, onde cada membro do instituto contribui da forma possível, seja com trabalho e/ou dinheiro. Assim como, buscamos criar possibilidades de um constante subsídio, seja através da venda de produtos no ponto de distruição, ou na prestação de serviços como yoga, reiki, massagem e graffiti, angariando fundos para a manutenção e sustentabilidade de nossas atividades.
Atividades essas, que buscam criar âmbitos despertando o interesse dos sujeitos, através de elementos específicos, desenvolvendo e dinamizando suas potencialidades, muitas vezes inatas. Contribuindo assim, para o seu auto-desenvolvimento integral (compreendendo as esferas fisicas, mentais e espirituais).
A transformação indívidual que reflete na visão de mundo coletiva é a forma da qual acreditamos ser o caminho para uma tranformação social, na qual os individuos sejam humanos éticos e protagonistas de suas próprias histórias, tornando-se assim multiplicadores e lideres de uma sociedade mais benevolente. O que sabemos ser importante, não apenas para o contexto e região do qual estamos inseridos, mas para todo o mundo. Do qual em sua maior parte é atingida e influenciada pela esmagadora pseudo-cultura que é lançada pelos grandes meios de comunicação, causando assim, diversos bloqueios e complexos no desenvolvimento do ser.
*Pseudo-cultura: Falsa Cultura, instrumento usado como meio de manipular e explorar psiquicamente o corpo coletivo (sociedade).
Sobre o bairro:
“Pensar global e agir local”.
Estamos situados na divisa entre Vila Prudente e Mooca, conhecido como um bairro de tradição, onde uma fazenda de apenas uma família, se dividiu através dos séculos em diversos lotes de diversas famílias e com a chegada de algumas fábricas, foi-se tornando um bairro mais populoso. O bairro, em sua extensão de 33,3 Km² abriga 523.134 habitantes (censo de 2000), o que corresponde a 5% da população total do Município de São Paulo, desses, 31,6% sobrevivem com até 3 salários mínimos.
Para alguns, hoje simboliza exemplo de crescimento para toda a Zona Leste. Crescimento esse registrado no nicho imobiliário, que avança desenfreadamente, por dois motivos, a estação Vila Prudente do Metrô que em breve estará pronta e o Expresso Tiradentes que passará pelo bairro.
Fator este que tem gerado grande choque cultural, devido a cultura emergente originada do alto desenvolvimento populacional, em sua maioria sem as nessecidades básicas atendidas e da falta de política públicas para formação destes novos sujeitos. Assim como a ambiguidade das condições sociais, pois de um lado temos um bairro tradicional com grande assenssão imobiliária e comercial, e em meio a estes enormes arranha céus que se erguem com objetivo de trazer lucro para seus investidores estão aproximadamente 30 favelas, com a segunda maior favela de São Paulo, onde esses dados podem ser até mais assustadores, por diversos motivos como por exemplo baixa escolaridade, gravidez na adolescência, desemprego ou subemprego, violência e isolamento social, tráfico e uso de drogas, alcoolismo, condições de moradia inadequadas, falta de acesso à saúde, educação e lazer, sendo assim extremamente carente de equipamentos culturais.
Metodologia
Temos como referências metodológicas, principalmente o Prout e a Pedagogia da Autonomia, e para além de outras abordagens e pensadores, temos o próprio 'know-how' adquirido em experiências de intercâmbio e vivências. Dessas referências, colocamos em prática o entendido somado com nossa bagagem cultural como um software livre que se adequa e se qualifica para melhor atender a demanda local. Assim, desenvolvemos nossas ações na lógica tântrica de "Cabeça nas estrelas, pés no chão e mãos na massa".
Pedagogia da Autonomia - Paulo Freire
A Pedagogia da Autonomia é um livro pequeno em tamanho, mas gigante em esperança e otimismo, que condena as mentalidades fatalistas que se conformam com a ideologia imobilizante de que "a realidade é assim mesmo, que podemos fazer?". Em Paulo Freire, educar é construir, é libertar o ser humano das cadeias do determinismo neoliberal, reconhecendo que a História é um tempo de possibilidades. É um "ensinar a pensar certo" como quem "fala com a força do testemunho". É um "ato comunicante, co-participado", de modo algum produto de uma mente "burocratizada". No entanto, toda a curiosidade de saber exige uma reflexão crítica e prática, de modo que o próprio discurso teórico terá de ser aliado à sua aplicação prática.
PROUT - Teoria da Utilização Progressiva - P.R. Sarkar (desenvolvido na índia em 1959)
Sob uma Visão holística , a arte, a política, a economia, a religião, a filosofia, a ciência, a tecnologia, a música, o vestuário e os costumes estão todos integrados e, por isso, devem ser entendidos como expressões da sociopsicologia (psicologia da sociedade) predominante.
Essa não é uma visão estática das transformações da sociedade, mas sim a busca do movimento dinâmico dos ciclos sociais por uma sociedade progressista e saudável. É importante lembrar que a visão espiritual universalista é a base dessa metodologia. Prout é essencialmente uma estrutura formada para desenvolver o potencial individual e coletivo em todos os níveis (físico, psíquico e espiritual) pautado em Princípios Universais adaptando as ações a Tempo, lugar e pessoas realizando aquilo que denominamos como ''analise subjetiva e ajustamento objetivo'', ou seja, identificar os potenciais , fazendo os ajustes necessários ao processo de formação dos indivíduos. http://proutsp.blogspot.com/
Pedagogia da Autonomia - Paulo Freire
A Pedagogia da Autonomia é um livro pequeno em tamanho, mas gigante em esperança e otimismo, que condena as mentalidades fatalistas que se conformam com a ideologia imobilizante de que "a realidade é assim mesmo, que podemos fazer?". Em Paulo Freire, educar é construir, é libertar o ser humano das cadeias do determinismo neoliberal, reconhecendo que a História é um tempo de possibilidades. É um "ensinar a pensar certo" como quem "fala com a força do testemunho". É um "ato comunicante, co-participado", de modo algum produto de uma mente "burocratizada". No entanto, toda a curiosidade de saber exige uma reflexão crítica e prática, de modo que o próprio discurso teórico terá de ser aliado à sua aplicação prática.
PROUT - Teoria da Utilização Progressiva - P.R. Sarkar (desenvolvido na índia em 1959)
Sob uma Visão holística , a arte, a política, a economia, a religião, a filosofia, a ciência, a tecnologia, a música, o vestuário e os costumes estão todos integrados e, por isso, devem ser entendidos como expressões da sociopsicologia (psicologia da sociedade) predominante.
Essa não é uma visão estática das transformações da sociedade, mas sim a busca do movimento dinâmico dos ciclos sociais por uma sociedade progressista e saudável. É importante lembrar que a visão espiritual universalista é a base dessa metodologia. Prout é essencialmente uma estrutura formada para desenvolver o potencial individual e coletivo em todos os níveis (físico, psíquico e espiritual) pautado em Princípios Universais adaptando as ações a Tempo, lugar e pessoas realizando aquilo que denominamos como ''analise subjetiva e ajustamento objetivo'', ou seja, identificar os potenciais , fazendo os ajustes necessários ao processo de formação dos indivíduos. http://proutsp.blogspot.com/